O GetCourse proporciona a realização webinars - streaming ao vivo em tempo real.
Durante um webinar, seu script é salvo automaticamente - de acordo com ele, posteriormente você pode lançar webinars automáticos - emulação da transmissão ao vivo e da atividade dos participantes.
Durante o webinar, são utilizados recursos de vendas especiais:
- Blocos de venda: blocos de informação incluídos pelo apresentador para coletar contatos ou para vendas. A exibição e ocultação desses blocos é registrada e repetida no webinar automático.
- Apresentações: mostrar slideshows em vez de vídeo ou em adição ao vídeo. A alteração de visualizações e slides é repetida no webinar automático.
- Páginas-teaser: são páginas especiais projetadas de forma atraente, que são exibidas antes e depois do webinar para não mostrar a aparência entediante de uma sala de vendas vazia e para evitar comentários antes e depois do webinar quando o apresentador não controla a atividade dos espectadores.
A própria página do webinar conterá o conjunto mínimo necessário de blocos: vídeo, chat e blocos de venda. Isso garante uma conexão segura em qualquer dispositivo, inclusive móveis, mesmo com públicos muito grandes.
A sala de webinar suporta 5.000 espectadores. Se planeja realizar um webinar com um grande número de participantes, entre em contato com o suporte técnico pelo menos três dias antes da data do evento.
Conteúdo do artigo:
- Importante
- Acesso de funcionários ao webinar
- Preparação para o webinar
- Criação de webinar
- Interface do webinar:
- Configurações básicas
- Status da sala
- Chat e moderação de comentários
- Coleta de estatísticas
- Link para os espectadores
Artigos adicionais:
Como garantir um webinar/aula ao vivo de alta qualidade?
A fim de garantir uma transmissão/recepção estável do streaming, os seguintes pontos devem ser considerados:
- Especificações (potência) do dispositivo:
— recomenda-se fechar todos os programas e aplicativos não utilizados no PC durante a transmissão. - Velocidade e estabilidade da conexão à Internet:
— Um tráfego de rede confiável proporciona um streaming estável. - Navegador de internet:
— recomenda-se fechar todas as abas não utilizadas;
- use as versões mais recentes (atualizadas) dos navegadores e exclua periodicamente os cookies e o cache.
Essas recomendações devem ser seguidas pelo apresentador e pelo público do webinar.
Como um funcionário pode ter acesso ao gerenciamento do webinar?
Os administradores de sua conta sempre podem criar, modificar e realizar webinars. Por padrão, os funcionários são privados dessa possibilidade.
Leia este artigo caso o direito de criar/gerenciar um webinar deva ser concedido a um funcionário.
Preparação para o webinar
Antes de hospedar um webinar, você deve:
1. Escolher o método de realização do webinar:
— Via navegador
— Via Youtube (é necessário preparar uma conta no YouTube com antecedência)
Atenção: há uma restrição para transmissões feitas por meio do navegador - apenas duas transmissões podem ser iniciadas simultaneamente em sua conta.
Essa limitação não se aplica a transmissões por meio de um codificador de vídeo ou do YouTube, ou a webinars automáticos.
2. Baixe as apresentações (slides): se planeja mostrar aos espectadores uma apresentação com materiais visuais , ou um slide de capa. Leia mais no artigo "Apresentações em webinars".
3. repare os blocos de venda: são botões ou formulários de pedido, que o apresentador pode incluir. Isso é útil se deseja vender um produto pago durante o webinar ou após o término. Leia mais no artigo "Blocos de vendas para webinars".
4. Prepare as páginas-teaser: "Página antes do início" e "Página após a conclusão", para que antes do início do webinar e após o seu término, os espectadores vejam páginas com informações, e não a sala do webinar vazia.
Primeiro elas devem ser criadas no construtor de páginas, na seção "Site" - "Páginas". Na “Página antes do início”, por exemplo, é possível colocar uma contagem regressiva para o início do webinar, um formulário para coleta de contatos, etc. Antes do início do webinar, os usuários verão a “Página antes do início”. Quando a sala do webinar é aberta, os usuários são redirecionados automaticamente para a página com a transmissão. Quando a transmissão terminar e a sala do webinar for fechada, os usuários serão redirecionados automaticamente para a "Página após a conclusão". Essa página servirá como proteção contra atividades não gerenciadas no chat.
Criação do webinar
Criação de um webinar na seção "Site" - "Webinars" - "Criar um webinar":
Interface de webinar
- Configurações básicas
- Status da sala
- Chat e moderação de comentários
- Coleta de estatísticas
- Link para os espectadores
“Página antes do início” e “Página após o término” são páginas de teaser pré-criadas no Construtor de páginas.
Se as páginas adicionais não forem especificadas, os usuários irão imediatamente para a página com a transmissão e, após o fechamento da sala, eles permanecerão nessa página.
O acesso pode ser configurado:
- para todos os visitantes que receberam o link para o webinar;
- apenas para usuários logados;
- apenas para grupos selecionados (o usuário deve estar logado).
Ao escolher o acesso por usuários logados ou por grupo, será possível especificar o endereço para o redirecionamento dos usuários que não têm acesso ao webinar.
Ao especificar o endereço da página para redirecionamento, é possível usar o parâmetro ?returnUrl = {selfUrl} (adicionado ao endereço da página).
O significado e a utilidade desse parâmetro é que você pode criar uma página atraente com um formulário de login para diferentes webinars, que retornará automaticamente ao webinar desejado.
Para que funcione em uma página para a qual você redireciona os usuários sem acesso ao webinar, é necessário criar um formulário de cadastro. Esse formulário irá logar o usuário que preencheu os campos e clicou no botão. Se o acesso ao webinar for permitido para todos os usuários logados, a ação "Redirecionar" deve ser adicionada ao manipulador do formulário, a variável {returnUrl} deve ser especificada no endereço e a caixa de seleção "Substituir variáveis no URL" deve ser marcada.
Se o acesso ao webinar for organizado apenas para um grupo de usuários, também será necessário especificar no manipulador do formulário a inclusão ao grupo necessário.
Se todas as configurações forem feitas corretamente, o usuário que não tiver acesso ao webinar, ao clicar no link para espectadores, irá para a página de redirecionamento, preencherá o formulário, será logado no sistema (e também será adicionado ao grupo se houver um manipulador correspondente). Ao redirecionar, o formulário irá substituir o valor do parâmetro get (no qual o endereço da sala foi informado) pela variável, e o redirecionamento ocorrerá de volta para a sala do webinar desejado.
Nas configurações do webinar, você pode marcar a caixa de seleção "Exigir o nome dos espectadores ao entrar". Ele permite que você inicie uma ação ativa do usuário na página, que é necessária para a execução automática do webinar. Essa configuração é útil se você não quiser criar um formulário de login antes de exibir o webinar, mas quiser que todos os usuários que participaram do webinar possam utilizar o chat. Se essa opção for ativada, antes de entrar no webinar, os usuários verão uma janela para inserir o nome. Os usuários não logados que inserirem seus nomes nessa janela poderão escrever mensagens no chat durante a transmissão. Se essa opção estiver desabilitada, apenas usuários logados poderão escrever no chat.
Importante: um espectador não cadastrado que inseriu seu nome na entrada e não realizou nenhuma ação no webinar, mas se cadastrou de alguma forma após o término do webinar dentro de 4 dias, será exibido na seleção de participantes do webinar após o cadastro.
Ou seja, as informações sobre a visita ao webinar são salvas mesmo para usuários que não tenham sido cadastrados em 4 dias. Para esses usuários, também é possível executar um funil automático, bem como para outros espectadores de um webinar anterior.
Blocos de venda e apresentações: aqui é possível especificar uma lista de blocos de venda e também especificar apresentações para esse webinar.
No futuro, essas configurações poderão ser editadas:
Nas configurações avançadas do webinar, você pode escolher:
— o método de hospedagem do webinar:
- Via Youtube
- Via codificador de vídeo
- Via navegador
— opções para exibir sua transmissão em smartphones.
Também é possível marcar ou desmarcar a caixa "Exibir aos espectadores o número de pessoas online".
A opção "Exibir ao espectadores o número de pessoas online" permite habilitar ou desabilitar a exibição do número de espectadores do webinar para os próprios espectadores.
Após criar o webinar, você irá para o modo de edição da sala do webinar.
Uma sala é uma página de webinar (ou webinar automático). Uma sala só pode conter um webinar (ou webinar automático) de cada vez.
Observe que o apresentador não pode controlar o webinar de um smartphone - apenas a partir de um computador ou laptop.
É possível controlar o status da sala usando o botão na página de edição da sala. A inscrição no botão muda dependendo do status atual da sala.
Status da sala | O que os espectadores veem | Atribuição de botões |
A sala não está aberta | Página antes do início (se não estiver definida, será uma sala de webinar vazia
com a inscrição "Aguardando o início da transmissão") | Abrir a sala |
A sala está aberta | Sala de webinar sem transmissão | Iniciar a transmissão |
Transmissão iniciada | Sala de webinar e transmissão em andamento | Fechar a sala |
Webinar encerrado | Página após a conclusão (se não estiver definida, será uma sala de webinar vazia
com a legenda "Transmissão concluída") | Iniciar novamente |
Atenção: a sala de webinar pode ficar por 12 horas com o status "Sala aberta" (antes do início da transmissão).
Após esse tempo, a sala será fechada automaticamente.
A sala de webinar pode ficar com o status "Streaming" por 6 horas.
Se a transmissão não terminar antes, a sala do webinar será fechada automaticamente.
Se houve um fechamento automático, o script do webinar será finalizado como de costume.
Chat
No lado direito da sala de webinar, há um chat onde os alunos podem se comunicar e fazer perguntas ao apresentador. Ele também exibe o número de usuários online - aqueles que estão atualmente na página da sala do webinar.
Todos os comentários que o usuário deixar no chat do webinar ficarão disponíveis em seu perfil na aba "Comentários".
Moderação dos comentários
O controle do chat e a moderação dos comentários estão disponíveis durante a transmissão.
Observe que os alunos não podem postar links no chat - apenas funcionários, e seus links serão clicáveis. Além disso, se o comentário for escrito por um funcionário, o nome do funcionário ficará destacado em vermelho.
Se clicar em "Desativar chat", ele será interrompido e os novos comentários dos participantes não serão exibidos nele.
Como parte da moderação de comentários, você pode simplesmente excluir o comentário individual de um aluno ou administrador, ou excluir o comentário e isolar o usuário que o postou. Os novos comentários do participante isolado não serão exibidos no chat geral, serão visíveis apenas para ele, sem que ele saiba que está isolado. Um comentário em isolamento sempre é apagado.
Além disso, o apresentador do webinar pode responder a um comentário específico do usuário de duas maneiras: deixar uma resposta no chat geral com uma menção ao usuário ou escrever uma resposta pessoal que não ficará visível para os demais usuários.
A seção “Moderação de comentários em uma nova janela” exibe uma lista de usuários isolados. O usuário isolado pode ser reintegrado ao chat, assim ele poderá novamente deixar comentários visíveis para todos os participantes do webinar. No entanto, seu comentário excluído não será restaurado.
Na seção "Recursos especiais", você pode apagar todos os comentários dessa sala de webinar. Isso excluirá os comentários de todos os participantes do webinar para todos os seus lançamentos.
Também nessa seção é possível realizar um redirecionamento forçado de todos os espectadores para uma página específica. Para isso é necessário especificar o URL da página para o redirecionamento e clicar em "Executar".
Você pode baixar os comentários para facilitar sua análise e processamento. Para isso, em "Ações" vá na seção "Baixar comentários".
Há duas opções para filtrar comentários: por determinado período ou por lançamento.
Se houver comentários de vários lançamentos no período especificado, todos eles serão carregados em um arquivo onde o número do lançamento será indicado em uma coluna separada.
Você pode escolher a opção de filtragem mais adequada e baixar os comentários em um arquivo CSV.
Caso você especifique um período ou lançamento em que nenhum comentário foi deixado, será gerado um arquivo vazio.
Por padrão, apenas os comentários dos espetadores do webinar são baixados. No entanto, se você marcar a caixa correspondente, também poderá baixar os comentários dos funcionários.
É possível ainda fazer upload de comentários excluídos. Esse recurso permitirá que você baixe até mesmo os comentários que foram excluídos durante ou após o webinar.
Coleta de estatísticas
A seção "Faça um corte dos usuários" é usada durante um webinar ou webinar automático para medir com precisão a lista de usuários que estiveram presentes em determinado momento importante.
Por exemplo, quando um palestrante pronuncia uma ideia-chave e logo na sequência recorta a lista de usuários. Depois disso, você pode entrar em contato com os participantes da lista e fazer uma pergunta específica.
Para fixar um recorte, você deve inserir um nome para ele e salvá-lo.
Para um webinar automatizado, é necessário adicionar o comando "Usuários do recorte" ao script.
PARA WEBINAR AUTOMÁTICO - ADICIONE AO SCRIPT E DEFINA O HORÁRIO:
Para fazer uma seleção, defina a condição “Participante do webinar” e escolha os recortes desejados ou vários parâmetros de uma vez.
A lista de usuários em um recorte pode ser vista de 1 a 2 minutos após sua criação.
Você pode ver como os usuários visualizam a sala de webinar no momento utilizando a opção "Link do espectador". Para mais detalhes sobre a exibição da sala de webinar: "Como a sala de webinar será exibida para o público?"
Certifique-se de verificar a sala através dos olhos do público para entender como eles a veem e como melhor utilizar os recursos da sala de webinar para suas tarefas.
O "Link do espectador" também é enviado aos usuários para que eles possam entrar no webinar:
Hospedagem de um webinar ao vivo
- Via navegador
- Via codificador de vídeo
- Via Youtub
Ou seja, é necessário escolher o tipo de suporte mais conveniente e seguir as instruções do artigo anexo.
Por favor, entre com seu usuário