Como um script viral ajudou um usuário a convidar 160 mil amigos
O case da Escola de Desenho da Veronika Kalatchiova
Dmitrii Ostanin
Cofundador da GetCourse, diretor do centro de produção GetProduction
Se você procura um canal universal de movimentação, de onde sairá um fluxo constante de clientes, já te avisamos: isso não existe. Mas, por outro lado, os clientes estão em toda parte. Aqui estão três soluções universais para entender onde é preciso se movimentar:
- Olhe para os seus clientes e os seus arredores. Saiba quem são essas pessoas, quais são seus interesses, como elas passam o tempo, aonde vão, o que compram, quais redes sociais utilizam.
- Olhe para os concorrentes que são maiores que você. Onde eles anunciam, o que fazem de marketing.
- Em seguida, selecione e teste os canais. Utilize verbas pequenas, construa hipóteses, verifique-as e veicule anúncios regularmente nos canais em que os experimentos foram bem-sucedidos.
Quanto mais você souber do seu público, mais ideias para se movimentar você terá. Quando começamos a conversar bastante com os clientes sobre desenho, acabamos conhecendo praticamente todos os alunos que participaram dos nossos cursos. Nós entendemos que os nossos usuários estão rodeados de pessoas que também desenham ou que gostariam de aprender. Isto não acontece em todos os nichos, mas no desenho funcionou. As pessoas conversam sobre desenho, compartilham seu crescimento, ideias e conquistas com os amigos, passam tempo juntas por causa do hobby. Quando nós vimos isso, então pudemos realizar uma solução simples: "convide um amigo".
Nós fizemos um produto simples com uma landing simples: kalachevaschool.ru/sumextreme. Anunciamos nos canais sociais da escola por um mês.
O post não teve tantas curtidas e compartilhamentos. O produto era barato: 990 rublos. A oferta era que era possível pagar, mas também era possível fazer o curso de graça, caso convidassem os amigos. O melhor aluno na opinião do professor ganhava uma viagem para Paris. Também foram anunciados prêmios de incentivo: estojos de marcadores, sketchbooks, livros de arte.
O tráfego antes do início da campanha
O tráfego durante a campanha
O tráfego diário após o início do anúncio cresceu em 7,5 vezes. Até o lançamento da campanha, nós recebemos cerca de 4 mil visitas na landing por dia. Após o lançamento, 30 mil visitas por dia.
No total, em um mês de publicidade nos recebemos 160 mil inscrições para o curso.
Data | Número de usuários cadastrados |
31.01.2016 | 73 351 |
29.02.2016 | 77 924 |
31.03.2016 | 81 584 |
30.04.2016 | 86 132 |
31.05.2016 | 175 596 |
30.06.2016 | 259 896 |
31.07.2016 | 266 344 |
31.08.2016 | 273 101 |
Lado técnico do case: script viral
Serguei Mikhailov
Sócio-gerente da GetCourse.ru
Para participar do sketching extremo de graça, os usuários precisavam convidar três amigos. Os usuários que entraram deveriam ser registados e atribuídos a quem os convidou, de acordo com o princípio do programa de indicação por afiliados.
Você não abre uma conta de afiliado para cem mil usuários. Além disso, era importante contar e mostrar aos usuários quantos amigos eles já haviam convidado. Decidimos criar o script: adicionamos ao link da página do curso o parâmetro ?fuid={uid}, o qual automaticamente atribuiu os amigos convidados àquele cliente que se registrou primeiro na maratona.
Graças ao script, cada usuário teve um link único para a landing do curso. Ele pôde ser publicado nas redes sociais ou compartilhado em mensagens privados, reenviado por e-mail. Quando os usuários convidados acessavam o link no e-mail, a plataforma registrava o registro viral e atribuía o novo usuário ao seu "pai" a partir do banco de dados.
Passos de realização do case:
1. O usuário deixou uma solicitação na landing do curso. Após o preenchimento do formulário, ele foi adicionado automaticamente ao grupo de participantes do sketching extremo de verão. (Leia o artigo sobre adição automática ao grupo após preencher o formulário).
2. Depois, era enviada ao grupo uma série de mensagens. A primeira mensagem eram as instruções e explicava como participar da maratona de forma gratuita. Na mensagem, havia um link pessoal com o script para convidar amigos.
A primeira mensagem da série dos participantes da ação era "traga um amigo para o sketching extremo de verão".
" style="border-radius: !important; " />3. Após o cadastro de cada um dos amigos convidados (do primeiro ao terceiro), o usuário era adicionado ao segmento correspondente (convidou um, dois, três).
Por segmento, as mensagens foram enviadas sobre como o usuário se aproximou da oportunidade de realizar o "Sketching Extremo de Verão" de graça. Cada correspondência continha o mesmo link pessoal que poderia ser compartilhado com os amigos.
Os exemplos das mensagens estão no slide abaixo.
4. Aqueles que convidaram três amigos foram para o grupo correspondente e antes do início do curso, receberam acesso gratuito a ele. Para saber como configurar o acesso do grupo, leia o artigo "Como conceder acesso ao curso por grupo".
Conclusões
É importante entender a partir desse case, que a fonte de tráfego e o canal principal de captação não foi publicidade contextual e nem um post no VKontakte, Facebook, mas amigos. Funcionaram as mensagens dos usuários do tipo "escuta, vamos desenhar juntos, quero desenhar com você. E se você convidar alguém, pode fazer o curso de graça, não é legal?".
A utilização de um script viral é justificada se você já possui uma base grande, 40.000-50.000 usuários. O script viral pode funcionar com uma base pequena também (15.000-30.000), se existir uma parcela grande e usuários ativos e leais. Esta é uma boa maneira de ativar a base e experimentar um aumento em 2-3 vezes de usuários, sem gastos adicionais.
Para aqueles que estão prontos para reproduzir o nosso case, nós detalhamos as instruções para a configuração do script viral.
Por favor, entre com seu usuário