O artigo aborda duas maneiras de configurar um plano de parcelamento sem juros:
1. Por meio de produtos e treinamentos
Consideremos um exemplo quando é necessário dividir o pagamento em três partes iguais, que serão pagas uma vez por mês. No momento do pagamento de cada mês, o usuário tem acesso a parte dos materiais. Também levamos em consideração que se o usuário não pagou pelo próximo mês, ele mantém o acesso aos materiais já pagos.
Para implementar neste caso, você precisa criar os seguintes objetos:
— treinamento principal com três subtreinamentos internos (mensal);
— três produtos para acessar cada sub-treinamento;
— oferta com o preço certo para cada produto;
— página com formulário, onde o utilizador pode fazer e pagar o pedido do primeiro sub-treino (efetuar a primeira parte do pagamento);
— newsletter para pagar pelas seguintes parcelas.
1.1 Treinamento
Por conveniência, usaremos uma sessão de treinamento com acesso para aqueles que têm acesso a pelo menos uma das sessões de subtreinamentos.
Dentro do treinamento, há 3 sessões de sub-treinamento que serão abertas após o pagamento. O acesso a cada sub-treinamento está aberto a quem comprou o treinamento.
1.2. Produtos e ofertas
No nosso caso, precisamos de três produtos. Cada produto deve fornecer acesso a um sub-treinamento separado.
Para cada produto, você precisa criar uma oferta com o preço desejado. Não há necessidade de limitar a validade da oferta.
1.3. Página com formulário de pagamento
O conteúdo da própria página pode ser qualquer coisa. Para que o usuário efetue a primeira parte do pagamento, é necessário colocar um formulário na página e torná-la uma forma de venda. Para fazer isso, você pode usar o manipulador "Fazer um pedido" ou adicionar em partes do formulário no bloco "Oferta" com uma escolha de proposta para o primeiro produto.
1.4. Newsletters para pagamento dos parcelamentos.
Para que o usuário pague pelas seguintes parce;as, é necessário criar duas listas de mailing para pedidos.
Na lista de mailing para o pagamento do segundo mês no ponto "Para quem enviar" é necessário adicionar a condição “Oferta” e indicar a oferta do primeiro produto. Em seguida, você precisa selecionar "Data de pagamento" - "N dias atrás" e especificar 30 dias. Assim, será enviada a mailing list para encomendas do primeiro mês, que foram pagas há 30 dias.
No ponto "Quando enviar" você deve selecionar a opção "Após acertar a regra" - "Imediatamente" para que o envio seja automático.
No próprio texto do e-mail, você pode usar variável para pedido instantâneo. Na própria variável, você deve especificar o ID da oferta do segundo produto. A variável permite organizar o pagamento em um clique: ao clicar, o sistema irá gerar imediatamente um pedido para a oferta especificada para o usuário, e o usuário será redirecionado para a página de pagamento do pedido.
No mailing para pagamento do terceiro mês, por analogia com a newsletter anterior no ponto "Para quem enviar" você deve adicionar a condição "Oferta" e indicar a oferta do segundo produto.
Em seguida, você precisa selecionar "Data de pagamento" — "N dias atrás" e indicam 30 dias. Assim, será enviada a lista de mailing para encomendas do segundo mês, que foram pagas há 30 dias.
No ponto "Quando enviar" você deve selecionar a opção "Depois de cair na regra" — ''Agora'', para que o envio seja automático.
No próprio corpo do e-mail, você também pode usar uma variável para check-out instantâneo. Na própria variável, deve-se especificar o ID da oferta do terceiro produto.
Neste caso, para o usuário, o parcelamento ficará assim:
1. O usuário visita a página, paga o primeiro mês e tem acesso ao primeiro sub-treinamento.
2. Após 30 dias, o utilizador recebe um e-mail no seu endereço de e-mail, com a qual elabora e paga a encomenda do segundo mês. Após o pagamento, o usuário tem acesso ao segundo sub-treinamento, o acesso ao primeiro sub-treinamento também é salvo.
3. Passados mais 30 dias, o utilizador recebe outro e-mail, com a qual paga o pedido do terceiro mês. Após o pagamento, o usuário obtém acesso ao terceiro subtraining sem perder o acesso aos dois primeiros.
Se o usuário não pagar pelo próximo mês, ele ainda terá acesso ao sub-treinamento já pago.
2. Por meio de Processos
Usando a funcionalidade de processos, você pode organizar parcelas sem usar vários produtos e ofertas. Vejamos um exemplo do ponto 1: é necessário dividir o pagamento em três partes iguais, que serão pagas uma vez por mês. No momento do pagamento de cada mês, o usuário tem acesso a parte dos materiais. Também levamos em consideração que se o usuário não pagou pelo próximo mês, ele mantém o acesso aos materiais já pagos. Por conveniência, os materiais são divididos em sub-treinamento.
Para implementar por meio do processo, os seguintes objetos devem ser criados:
— treinamento principal com três sub-treinamento dentro;
— produto sem acesso e oferta com o valor correto;
— newsletter para lembrá-lo de fazer o próximo pagamento;
— processo para emitir acesso aos materiais.
2.1 Treinamento
Para maior comodidade, uma sessão de treinamento será usada com acesso para aqueles que têm acesso a pelo menos uma das sessões de sub-treinamento.
O acesso ao sub-treinamento deve ser organizado por grupo. Cada sub-treinamento deve ter seu próprio grupo.
2.2 Produto e oferta
Para nosso caso, você precisa criar um produto sem acesso.
É necessário criar uma oferta para o produto, indicando o valor total e incluindo a possibilidade de pagamento parcial. O valor do pagamento parcial deve ser igual ao valor do primeiro pagamento. Você não precisa usar a opção Abrir com pagamento parcial.
2.3 Newsletter-lembrete
É necessário criar uma lista de mailing para o objeto "Pedidos". No texto da correspondência, você precisa adicionar um link do formulário
{payment_link}?paymentValue=1000
,
onde 1000 — este é o valor do pagamento único que o usuário deve pagar, por exemplo.
Você não precisa especificar as condições nos itens "Para quem enviar" e "Quando enviar" e não precisa iniciar a lista de mailings - os e-mails serão enviadas durante o processo.
2.4 Processo para concessão de acesso
O processo deve ser construído de acordo com o objeto "Pedidos", tipo de verificação — Verificação periódica. Na condição de entrada, você deve especificar "Oferta" com a escolha da oferta criada e "Status - parcialmente pago".
Internamente, o processo usará o seguinte bloco:
— Operação «Adicionar um usuário a um grupo "(blocos Nº 1, 5, 9)," Enviar um mailing "(blocos Nº 3, 7);
— esperando por uma condição (blocos № 4, 8);
— atraso (blocos № 2, 6).
Esquema geral do processo:
Operação "Adicionar ao grupo", blocos № 1, 5, 9 — adiciona o usuário que fez o próximo pagamento ao grupo para acessar a próxima parte das aulas.
Atraso, blocos № 2, 6 — serve para esperar 30 dias antes de um lembrete do próximo pagamento.
Operação "Enviar e-mail pela lista de e-mails", blocos № 3, 7 — serve para enviar uma carta com um lembrete do próximo pagamento.
Atenção: no bloco, é imprescindível utilizar a opção "Reenviar se já foi enviado um e-mail para este objeto". Sem habilitar esta opção, a carta será enviada apenas uma vez após efetuar o primeiro pagamento.
"Esperando por uma condição", blocos № 4, 8 — serve para esperar o próximo pagamento. Você deve especificar o valor de tempo limite desejado, ou seja, o tempo durante o qual o cliente deve fazer o próximo pagamento. O tempo limite padrão é 30 dias.
O ponto 2 fornece um exemplo do uso de processos para organizar um plano de parcelamento. Este exemplo pode ser adaptado para situações em que:
— você precisa retirar o acesso aos materiais que foram abertos, se a próxima parte não for paga - basta adicionar um bloco para remover dos grupos antes de concluir o processo;
— precisa abrir vários módulos ao fazer um pagamento - você precisa definir o acesso a um grupo para vários sub-treinamentos;
— é necessário que as aulas não sejam divididas em módulos e ministradas sequencialmente — você pode colocar lições no treinamento principal e ocultá-las dos alunos. No processo, será necessário verificar os pagamentos e dar acesso a determinadas aulas usando a operação "Dar acesso a uma lição". Nesse caso, o acesso ao treinamento é mais conveniente para organizar por grupo, criar um produto sem acesso e, dependendo do recebimento do pagamento, no processo, regular a inclusão de um usuário no grupo e sua retirada.
Por favor, entre com seu usuário