OBS Studio é um mixer de vídeo gratuito. Ele permite que você alterne entre diferentes fontes de mídia durante o transmissão, mixando dinamicamente o conteúdo da câmera, de compartilhamento de tela, imagens de videogames, conteúdo em flash, exibição na janela do navegador, etc.
Tudo isso é conectado em tempo real e transmitido para sites apropriados para streaming de vídeo, como o YouTube.
Com o OBS Studio, é possível hospedar webinars nos quais deseja exibir conteúdos diversos. Podem ser vídeos, apresentações, janelas de programas, navegador, vários palestrantes de diferentes webcams (conectadas a um PC) e muito mais. Isso permitirá criar um webinar em qualquer formato.
O software OBS Studio pode ser baixado em https://obsproject.com/download.
Recursos do OBS Studio:
- a transmissão pode ser de até 4K (3840 x 2160px);
- taxa de quadros de até 60 fps;
- um número ilimitado de cenas pode ser adicionado.
Conteúdo do artigo:
- Executando o programa
- Descrição da interface
- Configurações de qualidade de fluxo de saída
- Adicionando fontes de mídia
- Início da transmissão
- Fim da transmissão
Artigos adicionais:
Primeiro lançamento do programa
Após iniciar o programa, é necessário fazer as configurações de inicialização e conectar um serviço de streaming, como o YouTube.
Para minimizar atrasos durante o webinar, é recomendável selecionar o item "Otimizado para transmissão":
A resolução e o FPS (taxa de quadros) do streaming de vídeo devem ser selecionados:
Atenção:
Se seu PC não tiver muita potência, é recomendável diminuir a taxa de quadros para 30 FPS. A imagem ficará menos nítida, mas o tamanho do streaming de vídeo diminuirá, o que ajudará a evitar o congelamento do vídeo.
No próximo passo, insira a chave de transmissão nas configurações do OBS Studio:
OBS Studio irá testar a conexão e você pode salvar as configurações:
Descrição da interface
1. Janela de transmissão
2. Adicionar/remover cenas. As cenas contêm uma seleção de fontes de mídia para uma transição rápida
3. Fontes de mídia utilizadas durante a transmissão. As fontes incluem fotos, vídeos, compartilhamento de tela, janelas de programas, imagens de webcam, etc. A lista completa pode ser vista clicando no botão "+".
4. Volume do microfone, fonte de áudio, mixer estéreo - o canal principal pelo qual o som do computador vai para os alto-falantes. O OBS o intercepta e redireciona para os alto-falantes do público. É recomendável ajustar esses níveis para que possa ser bem ouvido antes do início da transmissão.
5. Transições entre cenas: seleção da animação ao alternar entre as cenas.
6. Iniciar a transmissão do webinar e transmitir o streaming de vídeo para o servidor.
7. Gravação local para um arquivo.
8. Modo estúdio: exibindo duas janelas com uma prévia da transmissão e a própria transmissão. Utilizado, por exemplo, quando é necessário adicionar uma fonte e ver como fica antes de ser colocada na transmissão.
9. Configurações: nessa seção você pode configurar a qualidade da transmissão, configurar o servidor para o streaming do vídeo, etc.
Configurações de qualidade de fluxo de saída
Ao conduzir um webinar via OBS, a qualidade do webinar é influenciada pelos parâmetros definidos no menu "Configurações": o número de quadros por segundo, a resolução do vídeo e sua taxa de bits.
GUIA DE SAÍDA
Nesta guia, você pode definir a taxa de bits para a transmissão do vídeo. A taxa de bits é a quantidade de informações que serão transmitidas por unidade de tempo. É esse parâmetro que mais afeta a qualidade da imagem. Reduzir a taxa de bits reduzirá a quantidade de recursos consumidos para transmissão (valores recomendados na faixa de 1.800 a 2.500 kbps).
GUIA DE VÍDEO
Nesta guia, você pode definir os seguintes parâmetros:
1. Resolução base é a resolução da janela de visualização no próprio programa, se você configurou a transformação de suas fontes, esteja preparado para que ao diminuir este parâmetro, você terá que ajustar novamente a transformação de todas as fontes.
2. Resolução de saída - a resolução que será transmitida pelo OBS Studio. Esta configuração será ignorada se você selecionou Rescale Output na guia Output. Para não carregar ainda mais o processador, é melhor não usar escalonamento e definir o mesmo valor nas opções "Resolução base" e "Resolução de saída".
3. Filtro de redução- aplicado apenas quando você escolhe uma resolução de saída diferente da base. A escolha do filtro depende da configuração do computador, e quanto mais clara a escala, mais recursos são necessários para conduzir
transmissão. A melhor escolha é um filtro bicúbico.
4. Valores Comuns FPS - define o número de quadros por segundo. Aumentar o valor leva a um maior consumo de recursos do computador.
Adicionando fontes de mídia
1. Adicionando uma webcam
Para adicionar uma webcam, clique em “Adicionar fonte” => “Dispositivo de captura de vídeo” => “Selecionar webcam”.
2. Adicionando um vídeo do computador
Para adicionar um vídeo, clique em "Adicionar fonte" => "Fonte de mídia".
3. Adicionando uma imagem do computador
Para adicionar uma imagem, clique em "Adicionar fonte" => "Imagem".
4. Capture uma janela, por exemplo, com uma apresentação em PDF
Inicie a apresentação no seu computador e ative o modo tela cheia. Sem minimizar a janela de apresentação, vá para a janela do OBS Studio pressionando Alt + Tab (Cmd + Tab) e clique em “Adicionar fonte” => “Captura de janela” => Selecione a janela de apresentação.
A captura da janela de apresentação do Power Point não é compatível com esse software.
5. Captura de tela, por exemplo, com uma apresentação
Inicie a apresentação no seu computador e ative o modo tela cheia. Sem minimizar a janela de apresentação, vá para a janela do OBS Studio pressionando Alt + Tab e clique em "Adicionar fonte" => "Captura de tela".
6. Adicionando uma música de fundo
Para adicionar uma música de fundo, clique em "Adicionar fonte" => "Fonte de mídia" e selecione um arquivo de áudio. Dessa forma, você pode organizar uma tela inicial com áudio antes do início do webinar.
Para alterar o volume da música, clique com o botão esquerdo na fonte. No bloco “Audio Mixer” é possível ajustar o volume do arquivo de áudio.
7. Adicionando uma janela do navegador
Para adicionar uma janela do navegador, você precisa clicar em "Adicionar fonte" => "Navegador" e inserir o endereço do site.
Ao usar a função "Interagir", é possível clicar em links e botões na janela do navegador.
Início da transmissão
Primeiro é preciso criar uma transmissão programada em https://youtube.com/livestreaming/stream.
Em seguida, copie o link para a transmissão e cole-o no GetCourse, por exemplo, ao criar um webinar na seção "Site" => "Webinars".
Copie a chave de transmissão do YouTube Creator Studio, abra as configurações no OBS Studio e cole a chave na aba “Transmissão”.
Abra a sala. Nesse ponto, a página de teaser do visitante mudará automaticamente para a sala. Também nesse momento o sistema iniciará automaticamente a gravação do script.
Clique em “Iniciar transmissão”.
Imediatamente após (ou imediatamente antes) no OBS Studio, clique em "Iniciar transmissão".
Em seguida, clique em "Iniciar transmissão" no YouTube Creator Studio.
Fim da transmissão
Para encerrar a transmissão no Youtube Creator Studio, clique em “Encerrar transmissão”.
No OBS Studio, clique em “Interromper transmissão”.
Em seguida, no GetCourse, clique em "Fechar sala".
Por favor, entre com seu usuário