Realizar um webinar significa não apenas falar com um público on-line, apresentando o seu material de uma maneira interessante, mas também realizar uma determinada lista de eventos e configurações organizacionais para obter o efeito máximo.
Neste artigo, nós veremos como preparar e realizar dois tipos diferentes de webinar:
1. Webinar de vendas. Objetivo: realizar um webinar aberto/gratuito para a venda de um produto/curso ou coletar uma base de inscritos.
2. Webinar fechado/pago. Objetivo: realizar um webinar em que os usuários pagam para participar.
Como preparar um webinar de vendas/gratuito?
A mecânica de realização de um webinar de vendas possui algumas particularidades:
1. Presença da página de cadastro (fornece as informações do próximo webinar, marca os usuários no momento do cadastro);
2. Sala de webinar com elementos de venda incorporados (botões, banners ou uma página inteira sobre o produto);
3. Lista de e-mails automática com o link da sala de webinar;
4. Algumas mensagens adicionais lembrando da hora de realização do webinar.
Vamos ver esses pontos em detalhes.
1. Criação da página de registro
Objetivo da criação de uma página de intervalo entre os usuários e a sala de webinar:- cadastro dos usuários. Assim, há um acúmulo de sua base, através da qual você pode conseguir usuários fiéis que comprem seus produtos.
- Informação ao usuário sobre o webinar próximo: sua descrição, informações sobre o que os usuários receberão, quais problemas serão resolvidos, a data e hora da transmissão.
- Segmentação da base: na etapa de cadastro desses usuários, é possível marcar por grupo (por exemplo, grupo "Webinar 'Como cultivar abacate em casa'") para que seja possível criar uma correspondência de lembrete do webinar para esse segmento.
Mais informações sobre o processo de criação da página estão descritas no artigo "Como criar uma página?"
.Para adicionar usuários registrados ao grupo (para envios adicionais de lembretes), é necessário configurar o formulário de cadastro. Além disso, vamos ver algumas ações adicionais para o controlador do formulário que podem ser úteis.
No controlador do formulário, nós recomendamos adicionar as seguintes ações:
1. "Adicionar o usuário ao grupo" (então será possível encontrar aqueles usuários que se registraram especificamente para este webinar);
2. "Mostrar mensagem" (comunicamos ao usuário como ele receberá o link para o webinar, por exemplo, ele será enviado por e-mail);
3. "Autenticar usuário" (o usuário será autenticado/efetuará o login logo após o cadastro e suas movimentações posteriores, incluindo a entrada na sala do webinar, serão iguais a de um usuário autenticado);
4. "Enviar mensagem" (é possível iniciar o envio de mensagens com o link do webinar diretamente no formulário. Importante: essa mensagem deve estar com o status de "Rascunho" e o segmento e a data de envio não devem estar especificados nas configurações).
2. Criação da sala de webinar
Na plataforma GetCourse, o webinar pode ser criado na seção "Site" -> "Webinars". Esta forma de realização de webinar é vista com mais detalhes no artigo:
Webinars na GetCourse.
Os seguintes artigos também podem ser úteis no preparo de um webinar:
1. Apresentações nos webinars
2. Blocos de venda para webinars
3. Preparando a mensagem com o link da sala de webinar
Após o cadastro do usuário no webinar, por meio de landing page criada anteriormente, é necessário enviar-lhe uma mensagem com o link da sala de webinar.
O link em si pode ser copiado clicando no botão direito do mouse em "Link para espectadores":
É possível enviar a mensagem com o link tanto através do próprio formulário de registro, adicionando a ação correspondente ao controlador do formulário, quanto através da configuração separada da correspondência.
Vamos ver a configuração separada da correspondência. Ao criá-la, é necessário indicar a categoria "Listas de e-mail gerais" e o objeto da lista como "Usuários":
A lista de e-mail configurada desta forma funcionará constantemente e enviará mensagens aos usuários que serão adicionados ao grupo especificado no formulário de cadastro.
4. Criação de correspondências de lembrete sobre o webinar
Ótimo, o trabalho principal de preparação para o webinar de vendas está concluído. Falta só lembrar os participantes registrados no webinar sobre o evento. Na maioria das vezes, vários lembretes são feitos: no dia do webinar e uma hora/meia hora antes do início da transmissão.
No texto da mensagem, vale a pena mencionar o horário do webinar mais uma vez e anexar novamente o link para a sala do webinar. Para aquecer o interesse no próprio webinar, pode-se complementar a mensagem com informações interessantes sobre o tópico do webinar. O vídeo abaixo mostra como criar lembretes automáticos de webinar um dia, 2 horas e 15 minutos antes do início do evento, passo a passo.
A lista de e-mails configurada dessa forma iniciará no horário especificado e enviará notificações para os usuários que se enquadrarão na regra (ou seja, que estarão no grupo especificado).
Assim, os usuários que se inscreverem após o horário de envio do lembrete não receberão esta notificação.
Como preparar um webinar pago?
A realização de um webinar pago possui suas particularidades:
1. É um evento fechado, acessado apenas pelos usuários que pagaram.
Para que os usuários recebam o acesso após o pagamento, é necessário criar um produto e uma oferta. Toda a sequência de configurações está descrita em detalhes no artigo Como começar a trabalhar com a conta GetCourse?
2. É necessário restringir o acesso ao webinar para evitar o acesso de quem não pagou pelo evento.
Você pode restringir o acesso ao webinar na seção "Site" -> "Webinars", selecionando o grupo de participantes nas configurações do webinar:
Os usuários serão atribuídos ao grupo necessário após a compra da oferta.
3. As listas de e-mail podem ser enviadas tanto por grupo de participantes do webinar quanto por condições de pagamento do pedido da oferta desejada.
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