Como saber se a lista de e-mails caiu no spam no Gmail?
Se a sua lista de e-mails caiu no spam do Gmail, então as mensagens não serão entregues ao destinatário, já que o provedor de e-mail as filtrará completamente. O destinatário não poderá encontrar a mensagem no e-mail nem na caixa de entrada, nem em "Promoções", nem em "Spam".
Nas estatísticas das listas de e-mail, você verá uma grande quantidade de erros nas mensagens para contas @gmail.com
Neste caso, é necessário entrar em contato com o suporte do Gmail, preenchendo o formulário de contato.
É necessário anexar os cabeçalhos técnicos da mensagem à solicitação. Você pode ver como baixá-los nas próximas instruções.
Além do próprio arquivo com os cabeçalhos técnicos, é necessário fornecer a Message-ID em separado.
O texto de erro retornado pelo Gmail pode ser assim:
non-local sender verification failed
ou assim:
This message does not have authentication information or fails to pass authentication checks. To best protect our users from spam, the message has been blocked. Please visit https://support.google.com/mail/answer/81126#authentication for more information.
Isto quer dizer que as configurações do seu domínio e do e-mail não passaram pela verificação automática do Gmail. É necessário ressaltar que se o domínio ou e-mail estão configurados corretamente, a atenção especial deve ser dada aos registros SPF e DKIM. Depois de fazer todas as configurações, o envio das correspondências deve começar com muito cuidado, sem esquecer o aquecimento do domínio, para não cair na lista negra do Gmail, da qual pode ser bem difícil de sair.
Outro exemplo de erro:
IP [...] Our system has detected an unusual rate of unsolicited mail originating from your IP address. To protect our users from spam, mail sent from your IP address has been temporarily rate limited
Este erro é retornado pelo Gmail, caso o Google suspeite que estão sendo enviados muitos e-mails suspeitos (spam) do endereço IP do remetente. Neste caso, o Google ativa restrições temporárias à quantidade de mensagens recebidas.
O que fazer se os e-mails chegam, mas caem na "Spam"?
Se a mensagem foi enviada a um usuário com @gmail.com, mas caiu na pasta "Spam", isto significa que alguns elementos do e-mail alertaram o filtro de spam.
Neste caso, é necessário analisar os cabeçalhos de serviço da mensagem. É importante verificar se os valores SPF, DKIM e DMARC foram corretamente determinados.
Após a análise, você pode entrar em contato com o suporte do Gmail e pedir para corrigirem o filtro. Tais comunicações são utilizadas para o aperfeiçoamento do sistema de filtros, no entanto, geralmente não há resposta do Gmail para os resultados.
Caso sejam enviadas correspondências para o Gmail, é importante seguir as recomendações do serviço para remetentes.
Também recomendamos um artigo detalhado sobre quais fatores influenciam na entregabilidade dos e-mails.
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