Um fator importante que influencia na entregabilidade das mensagens é a reputação do remetente. A reputação do remetente é um conjunto de parâmetros de avaliação da infraestrutura de envio de mensagens, da qualidade das correspondências e da interação do usuário com elas. Não existe uma fórmula geral para avaliar a reputação de todos os provedores de e-mail, mas existem alguns parâmetros importantes a serem observados. Para adquirir a reputação correta com os provedores de e-mail é necessário aquecer o domínio.
Como aquecer o domínio?
Para preparar o envio de uma lista de e-mail a partir de um novo domínio que ainda não possui reputação, é necessário aquecer o domínio. Deve-se começar com a configuração correta do e-mail de domínio: selecionar o domínio de envio e inserir o registro SPF e o registro DKIM, se o seu domínio não estiver delegado ao servidor GetCourse. Depois disso, pode-se iniciar o envio das listas de e-mail, seguindo estas regras:
- enviar a primeira mensagem para não mais do que 1000-3000 endereços em um dia;
- esticar o envio deste volume de mensagens por duas a três horas para que as mensagens saiam ao mesmo tempo (para um envio assim, na GetCourse também há a limitação);
- aumentar diariamente o volume de envio em aproximadamente 30% em cima do de ontem;
- enviar listas de e-mail regularmente (diariamente), de preferência no mesmo horário;
- obter estatísticas sobre aberturas, cliques, reclamações e dados do Postmaster todos os dias. Se os indicadores estiverem caindo, volte ao início e envie novamente em volumes bem pequenos.
Assim, você irá gradualmente acostumar as plataformas de e-mail que o envio das suas mensagens a partir destes endereços de IP é uma situação normal, e que deve ser assim. O mais importante durante o aquecimento é aumentar uniforme e constantemente o volume de envios e monitorar o desempenho.
Tabela de distribuição recomendada de volumes de envio por dia
Dia do aquecimento | Limite de e-mails por hora | | | Dia do aquecimento | Limite de e-mails por hora |
0 | 20 | | | 16 | 4 356 |
1 | 28 | | | 17 | 6 098 |
2 | 39 | | | 18 | 8 583 |
3 | 55 | | | 19 | 11 953 |
4 | 77 | | | 20 | 16 734 |
5 | 108 | | | 21 | 23 427 |
6 | 151 | | | 22 | 32 798 |
7 | 211 | | | 23 | 45 917 |
8 | 295 | | | 24 | 64 284 |
9 | 413 | | | 25 | 89 998 |
10 | 579 | | | 26 | 125 997 |
11 | 810 | | | 27 | 176 395 |
12 | 1 000 | | | 28 | 246 953 |
13 | 1 587 | | | 29 | 345 735 |
14 | 2 222 | | | 30 | 484 029 |
15 | 3 111 | | | 31 | 677 640 |
O que constitui a reputação do remetente?
Os parâmetros técnicos da infraestrutura das listas de e-mail incluem:
- o domínio de envio é o domínio real do qual o envio se origina. Para a GetCourse, este é domínio em que você configurou o e-mail do domínio:
- dos endereços de IP de envio. A GetCourse os atribui automaticamente, ou você pode solicitar IP dedicado para as suas correspondências;
- a chave DKIM usada para assinar listas de e-mail. Ao configurar o e-mail de domínio na GetCourse, este parâmetro também é configurado no seu serviço de hospedagem. Se o domínio estiver delegado no servidor GetCourse, não é necessário registrar o DKIM separadamente;
- os domínios estão no corpo da mensagem. É possível fazer a verificação dos domínios por meio do analisador de listas de e-mail interno. Por meio dele, você pode ver se seu e-mail menciona domínios que estão na lista negra de algum serviço:
Além dos parâmetros técnicos, ao calcular a reputação, a interação qualitativa dos usuários com as correspondências também é avaliada:
- reclamações de spam. É melhor não ultrapassar 0,4-0,5% das reclamações do número total de mensagens. O impacto fortemente negativo é um dos principais parâmetros ao avaliar a qualidade das listas de e-mail do remetente. Você pode ver o número de reclamações de spam na GetCourse, bem como usar serviços de terceiros;
- Erros de envio. É melhor não ultrapassar 1-3% das reclamações do número total de mensagens. Os parâmetros mostram para o provedor de e-mail como você monitora a qualidade da sua lista de destinatários e excluir dela endereços antigos e inexistentes. Nas estatísticas de entrega das listas de e-mail na GetCourse, você pode ver quantas mensagens não foram enviadas por causa de erros.
Para evitar casos de envio para endereços inexistentes ou inseridos incorretamente pelos usuários, pode-se utilizar os parâmetros da própria lista de e-mail, enviando apenas mensagens:
- para endereços que obviamente existem - um endereço existente no sistema é o endereço para o qual pelo menos uma mensagem foi enviada anteriormente e que foi visualizada pelo usuário.
- para endereços onde a permissão para envio foi dada - a mensagem será enviada apenas para aqueles usuários que explicitamente permitiram o envio de mensagens usando Double-opt-In.
A GetCourse também possibilita o cancelamento automático da inscrição nas listas de e-mail de usuários com endereços inexistentes. Se o endereço for automaticamente determinado como incorreto, então não serão mais enviadas mensagens para este usuário.
- Aberturas e cliques na mensagem - quanto maior este indicador, melhor. É possível monitorar essa estatística em cada mensagem na GetCourse.
- Resposta à mensagem - é um fator altamente positivo, mostra um grande interesse do usuário nas correspondências. Você pode visualizar este indicador nas estatísticas da lista de e-mail na GetCourse.
- Presença de armadilhas de spam na base. Casos típicos de aparecimento de armadilhas de spam na base de inscritos:
- lista de e-mail para uma base desatualizada com endereços antigos;
- lista de e-mail por endereços com erros de digitação.
Para que a lista de inscritos não se torne uma armadilha de spam, pode-se tomar as seguintes medidas:
- mensagem Double Opt-In confirmando o endereço de e-mail do usuário;
- limpeza da base de inscritos comprados e endereços inválidos;
- envio de correspondência apenas para e-mails existentes.
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