As listas de e-mail são uma ferramenta útil para a movimentação do seu produto, assim como de engajamento com os clientes. Para que elas sejam eficazes, é necessário analisar diversos fatores, dos quais depende a entregabilidade das mensagens.
Na plataforma GetCourse é fornecida uma funcionalidade que contém ferramentas para o preparo de listas de e-mail com alta entregabilidade. Para a verificação e análise, pode-se utilizar a estatística interna das listas de e-mail, assim como utilizar serviços externos.
Fatores internos que influenciam na entregabilidade das listas de e-mail
Os fatores internos podem estar relacionados à:
- assunto da lista de e-mail
- texto da lista de e-mail
- footer
1. Tema da lista de e-mail
- Preencha o campo "De" com o nome verdadeiro. O nome do destinatário é importante para o reconhecimento da marca e o cultivo de uma relação de confiança com os inscritos.
- Escolha um tema de mensagem que corresponde ao seu conteúdo. Os usuários não ficam muito felizes quando acessar o tema "Um presente para cada inscrito" e vão parar num catálogo padrão de produtos sem nenhuma sinalização de bônus ou desconto.
- Verifique a ortografia. Para muitos usuários, erros ortográficos são um motivo para enviar a mensagem para o spam. Se você não quiser revisar o texto, então utilize serviços especializados.
- Fuja de palavras spam. Se elas aparecerem demais no texto, então o provedor de e-mail vai considerar a mensagem como spam e bloquear a lista. As mais utilizadas são:
- Renda extra
- Milhões de dólares
- Grátis
- Bônus em dinheiro
- Limitado
- Urgente!
- Preço baixo
- $
- Vencedor
- Parabéns
- Prezado amigo
- Faça hoje mesmo
- Ganhe em uma semana
- Oferta imperdível
- Peça agora mesmo
- Lucro
- Por que pagar mais
- Concessão de dinheiro
- Acesso gratuito
- Receba agora
- Garantimos
- Economizar
- Verifique as imagens das mensagens. A mensagem não deve consistir em uma-duas imagens sem texto. Se o usuário tiver as imagens desabilitadas, então ele não poderá ler a mensagem. Também é possível adicionar a tag Alt à imagem. Alt é o texto que aparece em vez da imagem. Ele auxilia na leitura da mensagem, caso as imagens não possam ser exibidas.
- Não utilize arquivos adicionais e links para domínios suspeitos. Não é recomendado utilizar arquivos anexados à mensagem, especialmente aqueles no formato .exe, .zip, .swf. Se quiser compartilhar um documento ou uma versão de teste do programa, carregue-os na GetCourse e dê o link para download na mensagem. Cuidado com os links da mensagem: se um serviço externo foi parar na lista negra de um provedor de e-mail, então inevitavelmente isso fará com que a reputação do domínio fique pior e a lista de e-mail cairá no spam.
- Prepare uma versão da mensagem para navegador. Se a mensagem for exibida incorretamente aos inscritos, então eles não poderão utilizar esta versão dela para visualizá-la.
No footer devem estar as seguintes informações (entra na lista de exigências de muitos provedores de e-mail):
- dados do projeto (endereço legal, contatos, etc.);
- dados do projeto, no qual o usuário está cadastrado;
- possibilidade de cancelar a inscrição da lista de e-mail.
Fatores externos que influenciam na entregabilidade das listas de e-mail
Os fatores externos podem estar relacionados à:
- reputação do domínio
- trabalho com a base
- regularidade da lista de e-mails
- conhecimento da sua base
1. Reputação do domínio
- Aumente a base de endereço aos poucos, comece a lista de e-mails a partir do aquecimento da base e do domínio. Se ainda não houve uma lista de e-mail em nome do seu domínio, então os provedores de e-mail não conhecem o seu método de trabalho e frequência habitual de envios. Para não ser bloqueado, faça contatos em pequenos grupos após enviar a mensagem Double Opt-in. Não comece a mandar mensagens para todo a base de uma vez, assim você corre o risco de cair no spam. Selecione um grupo pequeno de endereços (200-300, mas é melhor que não seja superior a 1000 nos primeiros dias), e a cada dia, aumente o volume da correspondência. Se fizer tudo certo, então você terá uma boa reputação e uma boa entregabilidade por toda a base.
- Verifique as configurações da caixa de saída. O provedor de e-mail verifica as assinaturas digitas (registro SPF, registro DKIM, DMARC) e determina se o remetente é confiável. A autenticação vai garantir a entregabilidade das mensagens e a possibilidade de utilizar os serviços de e-mail.
2. Trabalho com a base
- Utilize a mensagem Double Opt-In. A Double Opt-In permite diminuir a quantidade de queixas de mensagens de spam da lista de e-mail em até 1%. A aplicação do sistema de autenticação em duas etapas mantém apenas os usuários interessados no material enviado pela sua empresa.
- Cancele a inscrição de usuários inativos e não tente segurar quem cancela a inscrição. Se o usuário já não abre nenhuma das mensagens da sua lista de e-mail há um bom tempo, então isto pode significar duas coisas: ou a lista de e-mails não lhe interessa, ou o e-mail está abandonado e pode se tornar uma armadilha de spam, para o qual o envio de mensagens pode manchar a sua reputação. Se a reativação não ajudar, então é melhor cancelar a inscrição do usuário. Neste caso, quando o próprio usuário decide cancelar a inscrição, então não é necessário deixá-lo na base para listas de e-mail futuras. Neste caso, as mensagens podem acabar enviadas para o spam.
- Não compre uma base e não pratique análise sintática. Ao comprar uma base, você receberá um público inapropriado que não deu optou pela lista de e-mails. Já na primeira mensagem, você se arrisca a ser bombardeado com reclamações de spam e cancelamento de inscrições e pode cair numa armadilha de spam. Além disso, estas bases, frequentemente, são compostas de muitos e-mails irrelevantes: os usuários criam um endereço novo, quando percebem que o seu endereço caiu no acesso público. Ao utilizar programas de análise sintática, ocorrem as mesmas dificuldades quando se compra uma base: reúne-se uma base enorme de endereços quebrados e abandonados, e armadilhas de spam. Neste caso, além da baixa eficácia da lista de e-mail, você pode se deparar com problemas legais: os usuários não deram seu consentimento para o recebimento das mensagens.
Observe a regularidade da correspondência. Contatos regulares não deixam o usuário te esquecer. Além disso, os provedores de e-mail monitoram a quantidade de mensagens enviadas por você. Um intervalo grande pode levantar suspeitas e diminuir a entregabilidade.
4. Conhecimento da sua base
- Analise os indicadores de eficácia. É necessário verificar não só as aberturas e cliques, mas quais materiais atraem mais interesse, a que hora se abrem mais mensagens, e também a quantidade de mensagens que caem no spam.
- Realize enquetes e segmente a base. Quanto mais conteúdo individual os seus inscritos receberem, melhor será a reação deles: as aberturas, cliques e vendas aumentarão. É possível dividir os usuários por atividade, sexo e idade, preferências, localização geográfica, faixa etária e outros parâmetros. Para a segmentação, pode-se utilizar os questionários da GetCourse e as enquetes no texto da mensagem. Eles ajudam a segmentar a base, assim como aumentar a lealdade dos inscritos: as pessoas ficarão felizes em ver que você tem interesse na opinião delas. O importante é que a enquete seja simples e curta. Por exemplo, na mensagem com a enquete de uma loja há uma enquete que não leva mais do que 30 segundos para ser preenchida.
- Dirija-se aos inscritos pelo nome. Segundo os dados de um estudo, adicionar o nome do destinatário no assunto da mensagem aumenta as aberturas em até 42%. Nos serviços de lista de e-mail, utiliza-se as variáveis para a customização.
A funcionalidade da plataforma GetCourse que aumenta a entregabilidade das listas de e-mail
Para trabalhar com os fatores "internos":
- possibilidade de indicar o parâmetro Alt nas imagens:
- texto automático no rodapé da mensagem que contém as informações do projeto no qual o usuário está registrado e o link para cancelar a inscrição:
- possibilidade de utilização de várias categorias de lista de e-mail
- limitação (atrapalhar o envio de mensagens a tempo) para reduzir o risco de spam ou controle de fluxo de sistemas de e-mail (estreitando a largura de banda)
- cancelamento de inscrição automático de endereços inexistentes, bloqueados nas listas de e-mail de outros projetos, de caixas de entrada cheias
- possibilidades extensas de automação do envio de listas de e-mail (correspondências adiadas, sequências, processos)
- conhecimento da sua base: funcionalidade rica para a segmentação de listas de e-mails (segmentos, questionários)
- possibilidade de utilização de um IP dedicado (serviço pago)
Utilização de serviços externos de avaliação de entregabilidade de mensagens (Postmaster/Postoffice)
Os provedores de e-mail possuem seus próprios serviços de acompanhamento das estatísticas de correspondências enviadas. Por exemplo, para os usuários do Gmail é o serviço https://postmaster.google.com
O Postmaster/Postoffice fornecem as estatísticas por lista de e-mail: quantas mensagens foram enviadas e recebidas, qual foi o percentual de queixas e cancelamentos de inscrição, quantas mensagens foram lidas e apagadas. Isso fornecerá informações adicionais sobre a análise da qualidade das listas de e-mail, seleção de conteúdo, entendimento dos interesses da base de inscritos.
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