A plataforma GetCourse coleta dados estatísticos sobre os resultados das vendas.
A análise das estatísticas de vendas permite avaliar a eficácia do trabalho, identificar os pontos fortes e fracos das atividades de marketing e determinar a direção do desenvolvimento futuro.
Os dados necessários para a análise podem ser obtidos na seção "Vendas/Estatísticas".
Por conveniência, os dados são apresentados em três tipos de relatórios, cada um dos quais é usado dependendo dos objetivos da análise realizada:
1. Tabela.
2. Gráfico.
3. Cumulativo.
Importante!
- A data de criação do pedido e a data do pagamento são dois parâmetros diferentes. Por padrão, todos os relatórios são baseados na data de pagamento do pedido.
- Os pedidos com status "Falso" não contam para as estatísticas.
- Não é recomendado excluir produtos - isso afeta a exatidão dos dados estatísticos (o produto pode ser transferido para um status desatualizado).
1. ABA "TABELA"
Na aba "Tabela", você pode ver os dados de determinados períodos no contexto de pedidos e pagamentos. Tal relatório ajudará a analisar o volume de vendas, determinar a conversão de solicitações em pedidos, obter o valor do ticket médio e também ver a dinâmica desses indicadores.
- Os seguintes parâmetros são exibidos na tabela:
- Pedidos criados - todos os pedidos em todos os status são considerados, exceto para o status "Falso";
- Pedidos pagos - os pedidos totalmente pagos que não estão no status “Falso” são considerados;
- Usuários pagantes - a quantidade de usuários que possuem um pedido totalmente pago;
- Pedidos parcialmente pagos - a quantidade de pedidos parcialmente pagos;
- Valor dos pagamentos - quanto dinheiro foi recebido após a dedução das comissões dos sistemas de pagamento (se houver);
- Valor dos impostos - o imposto é deduzido do valor após a dedução da comissão do sistema de pagamento;
- Quantidade de comissões - a quantidade de comissões de afiliados e dos gerentes;
- Montante de pagamentos antecipados - o montante de pagamentos em pedidos parcialmente pagos;
- Ticket médio - o valor dos pagamentos dividido pelo número de pedidos pagos;
- Dinheiro ganho - valor recebido após dedução de comissões de sistemas de pagamento, comissões a afiliados e gerentes, impostos.
Se uma empresa consiste em várias divisões (filiais), você pode visualizar os dados gerais e para cada uma das divisões separadamente.
As subseções são exibidas se forem especificadas na configuração dos produtos:
2. ABA "GRÁFICO"
Este relatório permite que você selecione um segmento para análise usando as condições necessárias:
É conveniente usar segmentos prontos para análises regulares de vendas. Para fazer isso, na seção "Pedidos", é necessário criar e salvar o segmento com as condições necessárias.
Após ser salvo, ele estará disponível no relatório. No futuro, será possível usar imediatamente os segmentos previamente preparados.
Os resultados são apresentados de forma semelhante ao relatório anterior - em forma de tabela.
Além da tabela, os resultados são apresentados em forma de gráfico. Pode-se exibir/ocultar os indicadores necessários no gráfico. A escala de tempo do gráfico é dividida em semanas.
3. ABA "CUMULATIVO"
Este relatório é gerado com base nas estatísticas de vendas mensais e de todos os tempos.
Existem duas formas de exibição de dados estatísticos: "Cumulativa" e "Dinâmica".
A "Cumulativa" exibe o resultado cumulativo por alguns períodos. O aumento/diminuição de cada indicador é calculado em relação ao período anterior.
Os seguintes indicadores estão disponíveis para a análise:
- Base - o número de usuários ativos na conta;
- Volume de negócios - soma dos pedidos totalmente pagos;
- Produtos à venda - quantidade de produtos atuais do projeto;
- Gain/ base - indicador que determina o lucro médio de um cliente (Volume de Negócios/Base);
- Compradores - quantidade de usuários que pagaram pelo pedido no momento em questão;
- LTV - life time value - a relação entre o volume de negócios de um período e o número de compradores nesse período;
- Pagamentos - o número de pedidos totalmente pagos no período;
- O ticket médio é a relação entre o volume de negócios de um período e o número de pedidos pagos nesse período;
- Primeiros pedidos - a quantidade dos primeiros pedidos totalmente pagos (o primeiro significa que o usuário não tinha outro pedido pago antes);
- Repetido - o número de pedidos totalmente pagos repetidos (anteriormente, havia outros pedidos pagos deste usuário).
Na "Dinâmica" são exibidos os dados por cada período em separado. Os valores absolutos dos indicadores são calculados sem levar em consideração o período anterior.
O indicador LTV neste formulário de relatório não é relevante, uma vez que é usado para fazer previsões e é calculado por um longo período (quanto mais longo o período, mais precisa pode ser a previsão).
Por meio deste relatório, é realizada uma análise de controle do volume de vendas (o período atual é comparado com os anteriores). A dinâmica de indicadores importantes como o ticket médio, o número de pedidos iniciais e repetidos é refletida.
O número de pedidos primeiros e de pedidos repetidos ajudará a entender melhor a estrutura de vendas, identificar pontos fracos (por exemplo, se há menos vendas repetidas do que primeiros pedidos, isso pode significar que os clientes ficaram desapontados com algo - isso pode ser um sinal para corrigir a situação e, como resultado, tornar-se ponto de crescimento).
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