Duas maneiras de ganhar mais com o lançamento de um curso on-line
Vamos compartilhar um caso de negócios e mais informações sobre como realizá-lo na GetCourse
Autor do caso de negócio
Dmitrii Ostanin
Cofundador e afiliado GetCourse
Se você ganha dinheiro com cursos online, sua receita geralmente é o custo de acesso às aulas multiplicado pelo número de participantes. Como aumentar esses números, sem alterar os custos de marketing e produção?
Parte dos usuários que verão a sua oferta provavelmente desistirá por causa do preço. Eles experimentariam o seu produto, mas por um menor preço. Leve este fato em consideração e dê a eles o que querem. Especialmente para os que estão em dúvida, ofereça parte do conteúdo por um preço baixo ou até de graça. Podem ser lições experimentais ou um pequeno curso de demonstração.
O usuário não receberá todo o valor do curso no conteúdo experimental, mas alguma coisa ele vai receber. Se ele entender que uma parte do curso é útil, vai ficar com o pensamento de que o curso completo pode ser muito mais útil. O usuário que fez a lição experimental, finalizará a compra com mais confiança.
Existem duas formas e um mecanismo passo-a-passo específico para aumentar a quantidade de compras através das configurações da GetCourse.
Condições de acesso às lições experimentais
Então, você tem um curso que custa 2000 BRL. Ele está sendo comprado, mas você quer aumentar as vendas.
A conversão pode ser influenciada de duas formas: oferecer o usuário a oportunidade de experimentar o produto por um preço baixo ou gratuitamente. Estas duas formas são realizadas de um jeito parecido. Vamos ver toda a mecânica, da criação da oferta até o suporte ao usuário após a compra.
Para formular essa cadeia de pagamento, comece determinando:
- as condições de acesso às lições experimentais: por um preço baixo ou gratuitamente;
- o volume de material ser dado nessas condições;
- durante quanto tempo o usuário terá acesso às lições experimentais.
É importante também pensar que o usuário pode comprar o curso pelo valor cheio após testar o produto.
Como dar acesso às lições experimentais
Para indicar a quantidade de lições e o início de acesso, existem duas opções. Elas dependem de qual forma de influência na conversão você escolheu: gratuitamente ou por um preço pequeno.
Se você tem lições experimentais gratuitas
Você pode dar o acesso grátis a lições separadas por um prazo limitado.
Para isto, você cria uma lição comum e, depois, na aba "Tarefas e comentários", marque a opção "Lição promocional". Tal lição estará disponível para todos os usuários.
É assim que a lição promocional aparecerá na lista geral de lições do seu curso:
Se você estiver fazendo uma aula experimental paga ou quiser limitar o tempo de acesso
Para vender parte do curso, você pode utilizar lições de test drive. Neste caso, há a possibilidade de limitar o prazo de acesso ao conteúdo.
Por exemplo, abrimos as três primeiras lições por cinco dias e por 500 rublos. Assim, o usuário pagará justamente pelo acesso às lições. Não importa se ele conseguiu ou não realizar as lições no período especificado, ou se fez só uma, com o término do período pago, o acesso a essas lições será finalizado.
Nas configurações das três primeiras lições, você marcará a opção "Lições de test drive". Assim, na seção "Cursos" da conta, o usuário receberá acesso somente às lições indicadas. O resto do conteúdo estará indisponível para ele.
Para configurar a venda de lições experimentais, é preciso indicar nas configurações do "Produto" que você está vendendo "Acesso ao treinamento" (onde estão essas lições) e nas configurações de "Ofertas", marcar que o acesso é somente às lições de test drive.
Veja mais informações sobre as configurações de lições de test drive.
Nas configurações de oferta, é possível limitar o prazo de acesso às lições experimentais: por exemplo, cinco dias a partir do instante do pagamento. E indicar o valor: no nosso caso, 50 BRL.
É necessário repetir isso:
- na página da oferta,
- na confirmação do pagamento por e-mail.
Como testar o acesso às lições experimentais
Antes de iniciar a venda, verifique o funcionamento da oferta. Certifique-se que o acesso está aberto no período desejado e a quantidade devida de lições. É possível verificar o acesso pelas instruções.
Para verificar as configurações, é possível criar um perfil de teste de "aluno". Para isto, na seção "Usuários", é necessário adicionar um novo aluno e especificar um endereço de e-mail separado para ele (não aquele que você usa como administrador).
Como trabalhar com o usuário após a aquisição das lições experimentais
Então, o usuário recebeu acesso às lições experimentais. Você pode configurar o envio da mensagem após o pagamento com as informações e instruções para as lições experimentais. Por padrão, não há modelos de mensagens para isto, chega somente uma notificação de recebimento de pagamento. Isto foi feito especialmente que que você possa configurar por conta própria todas as notificações das suas tarefas.
É melhor testar o envio de mensagens sobre o pagamento e recebimento de acesso às lições experimentais numa conta de aluno.
Forneça uma mensagem sua no momento do acesso. O usuário estará num vácuo de informações e as instruções lhe serão úteis.
Pense também em situações de suporte e administração do usuário após o pagamento. Isto pode ser uma ligação no início do acesso, para confirmar se todas as condições estão claras. Pode acontecer do usuário imaginar uma coisa e receber outra, é melhor saber sobre objeções e ajudar agora do que quando ele pedir a devolução do dinheiro.
Vale a pena ligar ou escrever para o usuário no dia de início do curso, caso esse não seja o dia de pagamento.
No momento em que o acesso é fechado, é melhor cadastrar em "Processos" para controlar a situação. Por exemplo, deixe o gerente ligar para o usuário após a conclusão das lições experimentais e sugerir o pagamento pelo acesso total ao curso.
Para que usuário possa por si mesmo criar um pedido de acesso completo ao curso, coloque um formulário de venda bem na página do curso com instruções. Você pode configurar a visibilidade deste formulário somente para o segmento desejado.
Na GetCourse, existe a possibilidade de um pagamento parcial personalizado. Por exemplo, os lugares no grupo estão acabando, o usuário quer muito participar, mas ainda não conseguiu pagar tudo. O gerente pode sugerir pagar parte do valor para reservar o lugar. Isto pode ser feito em "Ações" no cartão do pedido. O gerente envia um link para o pagamento parcial ao usuário, indicando qualquer valor para o pagamento parcial.
Mesmo que o valor seja menor do que o apresentado na oferta, o acesso ainda será concedido. O usuário terá acesso ao mesmo conteúdo daqueles que pagaram por tudo, mas por um tempo limitado por você.
Esta funcionalidade pode ser ativada nas configurações da oferta.
Configure a sua oferta dependendo dos objetivos
O maior funil será durante o acesso de teste gratuito ou por um preço baixo. Você sugere ao usuário experimentar o produto para mostrar o quanto é bom e de qualidade o conteúdo que você vende.
Mesmo que você peça obrigatoriamente aos usuários para realizar tarefas nas lições experimentais. Depois de dominar parte do conteúdo, a pessoa sairá com algum resultado para si mesma. Depois, configure os processos que levarão o usuário ao pagamento total.
Tente realizar esse caso de negócios por conta própria com a plataforma GetCourse.
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