O que é DMARC?
DMARC é uma tecnologia projetada para combater phishing, e-mails falsos e fraudulentos de spam. O DMARC funciona com base em registros SPF e DKIM configurados e dita aos serviços de e-mail como lidar com e-mails suspeitos: aceitar na caixa de entrada, rejeitar ou enviar para a pasta Spam.
É preciso configurar o DMARC?
Para enviar mailings com êxito, se seu SPF e DKIM estiverem configurados corretamente, não será necessário configurar o DMARC.
Alguns serviços de e-mail prestam atenção especial à configuração DMARC. No entanto, essa é apenas uma recomendação. A ausência de um registro DMARC ou de uma política none não afeta a capacidade de entrega de seus e-mails de forma alguma. Portanto, você pode deixar um registro padrão nas configurações de seu domínio com o seguinte valor: v=DMARC1; p=none
Quero definir uma política DMARC mais rígida. Como fazer isso?
Se quiser proteger seu domínio o máximo possível de phishing e está pronto para examinar mais de perto o tópico DMARC, recomendamos começar a configuração pela etapa de coleta e análise de relatórios técnicos.
1. Crie em seu e-mail de domínio uma caixa separada no formato dmarc@seu_dominio.com
2. NÃO configure redirecionamentos para a seção "Caixa de entrada" da sua conta, pois essa caixa de correio receberá um grande número de e-mails e relatórios técnicos todos os dias.
3. Recomendamos definir o registro DMARC para essa etapa da seguinte forma:
v=DMARC1;p=quarantine;pct=5;rua=mailto:dmarc@seu_domínio
Esse registro significa que 5% dos emails que falham na autenticação SPF/DKIM irão para a quarentena (a pasta Spam em sua caixa de correio).
Ele será suficiente para iniciar a implementação da política DMARC mais rígida.
Nessa fase, é importante monitorar as estatísticas no Postmaster, ler os relatórios agregados que chegam à sua caixa de correio dmarc@, assim como analisar cuidadosamente os erros no mailing para saber com segurança que todas os seus e-mails, mailings e notificações tem registros SPF e DKIM corretos e não há problemas de entrega devido ao DMARC.
É possível ver se determinada mensagem passou na verificação DMARC nos cabeçalhos técnicos deste e-mail:
Posteriormente, após se certificar de que todos os seus e-mails (da sua conta GetCourse, do e-mail do seu domínio, etc.) chegam aos destinatários e entram em sua "Caixa de entrada", você pode aumentar gradualmente a porcentagem de e-mails enviados para a quarentena, de 5 para 100 e, em seguida, passar sem dificuldades para a política mais restritiva - reject.
A implementação gradual do DMARC é muito importante. Visto que se seus e-mails têm problemas em passar nos controles SPF/DKIM, com uma política de rejeição estrita, o envio de seus e-mails pode ser rejeitado pelos serviços de correio.
Por favor, entre com seu usuário