Se a mensagem não for entregue ao destinatário, ele receberá um dos seguintes status:
Cancelado/Proibido - se o destinatário caiu dentro da condição de receber mensagens, mas, após o início do envio das newsletters e antes do envio da mensagem a ele, os dados do destinatário foram alterados e ele deixou de atender aos critérios da newsletter.
Erro - se a mensagem foi enviada ao usuário, porém, por qualquer motivo, não pôde ser aceita pelo e-mail dele. Ao mesmo tempo, o servidor de e-mail retorna o texto do erro, pela análise do qual é possível entender o motivo da não entrega da mensagem.
Este artigo apresentará exemplos de textos de erro que podem ser retornados pelo servidor de e-mail, bem como sua descriptografia.
Todos os erros no artigo são divididos nas seguintes categorias:
- Endereço inválido do destinatário
- Caixa de entrada do usuário lotada
- A newsletter caiu no spam
- Erros do tipo "greylisting" (lista cinza)
- Erros relacionados à configuração incorreta do e-mail
- Erros especiais
- Não foi possível entrar em contato com o serviço postal ao enviar
- O endereço IP a partir do qual os e-mails são enviados caiu na lista negra
- O endereço de e-mail do usuário está incorreto. O e-mail não pode ser entregue em um endereço inexistente:
- Mailbox does not exist. We do not relay
- No such user!
- Unknown user
- Recipient address rejected: User unknown in local recipient table
- The email account that you tried to reach does not exist
- sorry, no mailbox here by that name
- no mailbox by that name is currently available
- Requested action not taken: mailbox unavailable
- Message was not accepted -- invalid mailbox
- Bad recipient address syntax
- Bad address mailbox syntax
- No correct recipients
- We do not relay without RFC2554 authentication
Alguns serviços bloqueiam caixas de e-mail após um período de inatividade. Se você tentar enviar um e-mail para esse endereço, os seguintes erros serão retornados:
- Mailbox [...] is locked due to inactivity for more than [...] months
- Аccess to this account (user) [...] is disabled
- Mailbox is disabled
Erros referentes à lotação da caixa de e-mail do usuário:
- Mailbox size limit exceeded.
- Mailbox size exceeded
- User is overquota
- The email account that you tried to reach is over quota
Na maioria das vezes, isso ocorre porque o destinatário raramente usa a caixa e a caixa fica lotada de newsletters. Tente entrar em contato com o destinatário de uma maneira alternativa e informar sobre o problema.
Se a mensagem for rejeitada pelo filtro de spam do serviço de e-mail, os seguintes erros serão retornados na mensagem:
- Message rejected under suspicion of SPAM
- Client host [...] blocked using spamsource.mail.yandex.net
- Blocked by spam statistics
- 550 spam message discarded/rejected
Dependendo do serviço de e-mail em que sua newsletter caiu como spam, você pode usar uma de nossas instruções para sair do spam:
Erros de greylisting (listas cinzas):
As listas cinzas são uma maneira de bloquear automaticamente o spam. O princípio de funcionamento deste método é o seguinte: se a mensagem recebida parecer suspeita para o serviço de e-mail, ele pode não aceitá-la e pedir para reenviar a mensagem mais tarde. Assim, os seguintes erros podem retornar:
- Greylisting in action, please come back later
- Greylisted, try again after some time
- Greylisted, try again in 180 seconds
- Sorry, the service is currently unavailable. Please come back later
- Temporary local problem — please try later
- Try again later
A plataforma GetCourse reconhece essa solicitação e reenvia automaticamente o e-mail posteriormente. Nesses casos, o software de spam geralmente não tenta fazer isso e as mensagens deles não chegam.
Erros relacionados à configuração incorreta do e-mail
Se erros foram cometidos durante a configuração do domínio do qual as mensagens são enviadas, os e-mails podem retornar com os seguintes erros:
non-local sender verification failed
Normalmente, esse erro é retornado pelo serviço de e-mail do Gmail.
Se esse erro ocorrer, você deverá verificar se SPF, DKIM e MX estão corretos na zona DNS do domínio a partir do qual as newsletters estão sendo enviadas.
Can’t verify [...] sender. Check your DNS configuration.
Se esse erro ocorrer, você deverá verificar se SPF e DKIM estão corretos na zona DNS do domínio a partir do qual é enviada correspondência.
sender domain SPF exact match mandatory for IP [...]
Erro no registro SPF do domínio a partir do qual são enviados os e-mails. Talvez um registro SPF tenha sido especificado incorretamente ou vários registros SPF estejam presentes.
Análise detalhada de "Erros especiais" que não se enquadram nas outras categorias:
MX lookup failed for [...]
Este erro indica um problema com o registro MX do domínio para o qual o e-mail foi enviado ou, por algum motivo, não foi possível verificar seu registro MX.
Talvez o usuário tenha fornecido um endereço de e-mail incorreto durante o registro.
IP [...] Our system has detected an unusual rate of unsolicited mail originating from your IP address. To protect our users from spam, mail sent from your IP address has been temporarily rate limited
Esse erro é retornado pelo serviço de e-mail do Gmail no caso de o Google suspeitar do envio de um grande número de e-mails suspeitos (spam) a partir do endereço IP de um remetente. Nesse caso, o Google ativa um limite temporário no número de e-mails recebidos.
This message was not accepted due to domain [...] owner DMARC policy (RFC 7489)
A mensagem foi bloqueada devido à política severa do serviço postal DMARC.
Leia mais: Configurando o DMARC na GetCourse
Se você não conseguir se conectar com o servidor de e-mail ao enviar um e-mail, ele retornará com um dos seguintes erros:
Called MAIL FROM without being connected
SMTP connect() failed
RCPT TO command failed
Nesse caso, você pode tentar reenviar um e-mail não entregue ou escrever para o suporte técnico.
O endereço IP a partir do qual os e-mails são enviados caiu na lista negra:
rejected because IP[...] is in a blacklist-dns at [...]
Access denied, banned sending IP [...]
Connection closed. IP [...] is listed in Blacklist
[E-mail] blacklisted by [...]
Se você receber esses erros, entre em contato com o suporte técnico para obter mais orientações.
Por favor, entre com seu usuário