O que é ROI
O ROI é um dos indicadores mais importantes da eficácia de suas ações em atrair e reter tráfego útil (ou seja, aquele que gera uma receita que pode ser medida em dinheiro).
No marketing digital , o indicador ROI (return on investment) é um coeficiente de retorno de investimento.
O relatório de ROI permite compreender o quanto economizou com o custo de um canal específico.
Você pode visualizar os indicadores ROI de seus canais na seção "Tráfego", na aba "Canais ROI":
Como calcular o ROI
O ROI é calculado como a proporção entre a receita da campanha (1) e os custos de sua organização e execução (2).
Ou seja, se você souber quanto lucro foi obtido dos clientes que vieram através da campanha ou do canal, e também souber total de gastos nesta campanha, então você pode avaliar o ROI, separando o total de pagamentos do total de gastos na campanha.
Quanto maior o valor do ROI, mais eficaz a campanha que você realizou.
Como é feito um relatório de ROI
Já que o coeficiente ROI deve permitir avaliar a eficácia do canal, então o relatório é elaborado baseando-se na fonte do usuário.
Acreditamos que todos os pedidos feitos pelo usuário durante sua interação com o projeto, dentro do relatório de ROI, devem se referir ao próprio canal em que o usuário se cadastrou.
Como filtro para a construção de relatórios, são utilizadas as datas de despesas da campanha e as datas de cadastro do usuário, e não as datas de criação e pagamento de pedidos.
O botão "Métricas" permite configurar os indicadores que serão exibidos na tabela:
Métricas disponíveis:
- Quantidade de visitantes correspondentes às sessões encontradas.
- Quantidade de visitas durante a sessão.
- Quantidade de cadastros durante essas sessões.
- Valor do cadastro - proporção entre gastos e a quantidade de cadastros.
- Quantidade de pedidos durante a sessão.
- Total de pedidos durante a sessão.
- Quantidade de pedidos pagos.
- Quanto dinheiro foi recebido dos pedidos pagos.
- Valor do pedido - proporção entre os gastos com a campanha e a quantidade de pedidos.
- Valor da compra - proporção entre os gastos com a campanha e a quantidade de pedidos pagos.
- Total de gastos - quantidade de meios gastos na campanha.
- ROI - proporção entre lucros recebidos com a campanha (8) e lucros por campanha (11).
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