A seção Tráfego permite analisar o tráfego do seu projeto e o comportamento do usuário nas páginas de destino, e também permite obter dados sobre as conversões de visitantes para cadastro de usuários para pedidos. Com essa seção, é possível avaliar a eficácia dos canais de publicidade para entender quais deles geram mais receita, levando em consideração o dinheiro neles investido.
Este artigo discute os parâmetros gerais do relatório:
1. Relatório "Fonte"
Nesse relatório, você pode ver o gráfico de mudanças no número de visitantes nos canais de tráfego para o período em análise. Abaixo, no mesmo relatório, há uma apresentação em forma de seção tabular mais detalhada.
Você pode selecionar um período de tempo no relatório e adicionar uma condição.
- Logado: de acordo com essa condição, é possível segmentar as visitas nas quais o usuário se logou após se cadastrar ou clicar no link do mailing. Isso também inclui casos em que o usuário já estava logado antes da visita.
- Profundidade da visualização: o número de URLs acessados pelo usuário durante uma visita.
- Data de início da visita: seleção da data da primeira ação na visita.
- Há um pedido: seleção das visitas em que há um pedido.
- Há um cadastro: seleção apenas das visitas em que foi realizado o cadastro de um novo usuário.
- Canal: seleção de visitas atribuídas a um canal específico.
- Número da visita: o número ordinal da visita do usuário. Por exemplo, você pode selecionar apenas aqueles tenham feito uma quinta visita.
- Tipo de plataforma: você pode selecionar as visitas que os usuários fizeram a partir de um dispositivo específico (PC, celular ou tablet).
Métricas e agrupamentos
A tabela consiste em métricas e agrupamentos. Ao adicioná-los às configurações, você pode criar diferentes variações de relatórios.
O gráfico exibe dados sobre agrupamentos da seção tabular. Para adicionar um agrupamento ao gráfico, é preciso selecioná-lo na tabela. Ao reorganizar o relatório, os agrupamentos exibidos no gráfico também mudarão.
Os agrupamentos são combinados de acordo com os critérios: Fonte, Geral e Comportamento.
Ao utilizar qualquer agrupamento, a Fonte começa a desempenhar o papel de um modelo de atribuição - a regra de qual transição é considerada a fonte de uma visita. Dependendo do modelo que você escolher, os visitantes serão redistribuídos no relatório.
Ao gerar um relatório para cada visitante, podem ser utilizadas informações sobre três fontes de visitas: a primeira, a última e a última significativa. Para os modelos “Primeira fonte” e “Última fonte significativa”, o histórico do visitante é levado em consideração.
2. Relatório "Página de entrada"
Esse relatório mostra um resumo do acesso à primeira página durante a visita, na qual o visitante entra por diferentes canais. Por exemplo, se o visitante clicar no link https: //seu_dominio.getcourse.ru/page99 a partir do serviço do Youtube, essa página será registrada como a página de entrada para o visitante.
Se deseja analisar as conversões para diferentes canais, será necessário incluir um canal de agrupamento adicional ao relatório.
Assim, você pode comparar a conversão em diferentes páginas do site e a eficácia de sua promoção. Com uma análise detalhada das conversões, você pode decidir se deseja investir em determinado canal.
Esse relatório é um caso especial do relatório Fonte discutido acima. Aqui, apenas o agrupamento da página de entrada é especificado imediatamente. Nessa configuração, o modelo de atribuição não importa, visto que o relatório mostra as estatísticas de visitas apenas às páginas que os visitantes acessam no início da visita.
Também é possível adicionar outras métricas e agrupamentos a esse relatório e selecionar datas para análise. Ao adicionar um agrupamento da Fonte, o modelo de atribuição desempenhará um papel novamente.
3. Relatório "Palavra-chave"
Esse relatório exibe estatísticas sobre as consultas de pesquisa dos visitantes (frases ou palavras-chave) para as quais foi encontrado um link para a página de destino nos resultados da pesquisa. Nas visitas do usuário, a frase ou palavra-chave corresponde à tag utm_term.
O relatório por palavras-chave permite ver quais delas têm melhor desempenho e quais não trazem cadastros e pedidos.
Para ver de qual mecanismo de busca a transição foi feita, é possível adicionar o agrupamento de canais ao relatório.
Como o agrupamento "Palavra-chave" se refere à fonte, também é possível selecionar um modelo de atribuição nesse relatório.
4. Relatório "Campanha”
O relatório Campanha exibe os cliques dos visitantes em links para páginas do site que contêm a tag utm_campaign. As campanhas podem ser adicionadas à seção Tráfego, o que permitirá contabiliar os custos não apenas nos canais, mas também nas campanhas.
Também é possível obter análises mais detalhadas para esse relatório incluindo agrupamentos adicionais, como Canal e Palavra-chave. Nesse caso, poderemos ver quais palavras-chave foram visitadas na campanha publicitária e analisar as conversões.
A campanha também pertence ao grupo Fonte, portanto, quando o modelo de atribuição mudar, os dados do relatório também mudarão.
5. Relatório "Dispositivo"
Esse relatório permite ver quais dispositivos são mais populares entre seus visitantes, bem como quais dispositivos geram mais conversões. Em nosso exemplo, os visitantes de dispositivos móveis trazem a maior conversão, o que indica a necessidade de otimizar a versão mobile das páginas do site.
O relatório fornece dados para quatro tipos de dispositivos: Mobile (dispositivo móvel), Desktop (PC), Tablet (tablet), Outros (dispositivos que o sistema não conseguiu reconhecer).
O dispositivo pertence ao grupo Geral, portanto, esse relatório não é afetado pelo modelo de atribuição.
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